28.3.06


Desejo e Emoções: o celebrar da viagem
Qual a impressão do olhar magistralmente profundo da mobilização máxima dos sentidos? Tenho que: “Viajar” e emocionar-me” é deter-me a saborear a luminescência de um lugar, deter-me no desejo contemplativo de um objecto.
Somente vemos aquilo que olhamos. Um desejo do Olhar? Olhar não é um acto voluntário. A magnificência dos lugares e dos objectos percorridos emitem algo que estabelece uma “ponte” entre o emissor e o receptor e vice-versa. É esse “algo” que a “viagem” proporciona na (re)descoberta dos impulsos pictóricos onde o paradigma, a incerteza do conhecimento, mascara a chave do entendimento de um mundo que mais do que controlado tem de ser agraciado.
Que desígnio peculiar é este do movimento que se estende a todas as ordens do conhecimento não deixando de despertar inquietação do que é isso de estar no palco, sobre a maneira de estar no mundo? É possível perfurar o tempo? “Desejo e Emoções: o ofício da viagem,” trata humildemente de um itinerário à sensualidade do enternecimento erótico marcado pelas pulsões de todos os dias.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Baleiras! Gostei do blogue e já gostava da pintura. Vai em frente. O céu é o limite... Um abraço.

Anónimo disse...

Fernando,
Saúdo:
- A inteligência das palavras, a sensibilidade nos modos de dizer: pelo verbo, pela imagem.
- A coragem da frontalidade.

Tocou-me... gostei; afinal eu sou a que anda pela vida hesitando entre a palavra e o objecto; entre o objecto e a representação...
dc

Sandra disse...

Muito bem Fernando! Como se costuma dizer "Meu dito, meu feito". Sim senhor, gostei. Vai em frente Rapaz... SSF

Anónimo disse...

Anseio encontrar hoje e sempre novos olhares sobre estas imagens.
Bem haja ao enérgico impulso criador, à incomodada exigência de substância e à incansável busca, não importa do quê, no aqui-virtual, na tela, no mar, na terra, no ar, seja onde for, seja do que for.

Anónimo disse...

Caro Dr. Baleiras,

parabéns por este espaço de cultura. Continua.....

Abraço

Anónimo disse...

Fernado depois de termos falado na último repasto em Oeiras, fiquei curioso de ver o teu blog, e estava muito longe do seu conteúdo. Tanto as telas que nos ofereces que nos projectam para "viagens" sensoriais exponenciadas pela exaltação das cores fortes e garridas, como também pela escrita repleta de emoção, sensibilidade e um não conformismo latente, que só posso dizer que graças a deus ainda há um punhado de seres neste país que VIVEM E SE SENTEM VIVOS !!!
Obrigado pelo conteúdo ... é um blog a recomendar.

Um forte abraço

Miguel Ferreira